NOTÍCIA

Você está em: Inicial
Notícias

Notícia

UFTM promove Escola de Genética e Biologia Molecular para mulheres em Uberaba

Fonte: g1.globo.com | Autor: G1 Triângulo e Paranaíba
Imagem notícia UFTM promove Escola de Genética e Biologia Molecular para mulheres em Uberaba

Segundo professores coordenadores da ação, a escola é uma iniciativa para celebrar, a cada ano, o Dia Internacional das Mulheres e meninas na Ciência.

Graduandas e graduadas em Ciências Biológicas e áreas correlatas participaram das atividades da primeira edição da Escola de Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) para mulheres.

O evento contou com cerca de 20 pessoas e foi realizado na última semana nos laboratórios da instituição em Uberaba. Segundo os professores coordenadores da ação, Mariângela Ruiz Cintra e Thiago Corrêa, a escola é uma iniciativa para celebrar, a cada ano, o Dia Internacional das Mulheres e meninas na Ciência.

“A proposta visa, ainda, ser um incentivo para despertar jovens talentos potenciais na pesquisa, assim como defender o protagonismo historicamente oculto do gênero no desenvolvimento do conhecimento científico"

Com uma carga horária de 20 horas, as alunas puderam aprofundar o conhecimento nas áreas de Ciências Biológicas, Genética e Biologia Molecular, que procuram explicações consistentes para a variedade de questões relacionadas à origem e evolução da vida.

O conhecimento das estruturas de DNA e RNA também foram utilizados para inferências em estudos evolutivos, sistemáticos e ecológicos.

Priscilla Elias da Silva é doutoranda do Programa de Medicina Tropical e Infectologia e participou do curso.

"Foi um dos melhores cursos que eu já fiz na UFTM. Permitiu ver de perto a técnica de biologia molecular, aprofundar em assuntos que relacionam à genética. É importante porque vou utilizar parte do que eu aprendi no meu projeto de doutorado, vou trabalhar com leishmaniose canina, com enfoque mais genético”, comentou.

Outras notícias