NOTÍCIA

Você está em: Inicial
Notícias

Notícia

3 dicas para prevenir o inchaço no corpo

Fonte: Guia da Farmácia | Autor: Guia da Farmácia
Imagem notícia 3 dicas para prevenir o inchaço no corpo

Quem nunca sentiu aquela sensação de inchaço, um incômodo que você logo percebe não ter sido proveniente de um ganho de massa corporal. A sensação de inchaço pode ser provocada por questões diferentes: funcionais, nutricionais e desequilíbrio hormonal, assim como doenças severas como alterações renais, inflamatórias ou cardiovasculares. 

De acordo com o Dr. Paulo Lessa, médico e proprietário do Instituto Lessa, “o inchaço do corpo é causado por uma retenção de líquidos, que pode ser desencadeado por inúmeros fatores. Mas calma, é possível sim reverter essa situação, principalmente, com a sua alimentação”.

É notável que as formas de inchaço variam de uma pessoa para outra, e também as circunstâncias. Enquanto algumas pessoas sofrem com o inchaço no corpo inteiro, outras passam pelo problema em apenas partes isoladas do corpo. As mulheres são mais afetadas do que os homens, ainda que o gênero não interfira na maneira como o inchaço é sentido, a progesterona e o aumento do estrogênio, ambos hormônios femininos, causam a retenção.

Invista em uma alimentação saudável

Procure não consumir alimentos industrializados, processados e que tenham alto consumo de carboidratos refinados, além dos que contêm quantidades elevadas de conservantes. “Uma alimentação saudável, com alimentos ricos em água é fundamental. Além disso, outra dica é reduzir a quantidade de sódio no seu cardápio, evitar bebidas alcoólicas e alimentos refinaria e inflamatórios”, recomenda o médico.

Mantenha seu corpo hidratado

Quer ficar livre da retenção? “Então beba mais água! Esse é o passo principal para mudar esse quadro.”  Pode até parecer contraditório, já que falamos em “retenção de líquido”, mas ao beber bastante água, você consegue eliminar o excesso de líquidos que causam o inchaço. Com o corpo hidratado, a filtragem do sangue acaba ocorrendo mais rapidamente, eliminando o sódio acumulado e, portanto, diminuindo o edema.

Esteja com as avaliações médicas em dia

“É fundamental uma avaliação dos exames, já que algumas taxas como ácido úrico elevado, hormônios tireoidianos alterados, estrogênio elevado, uso de anticoncepcional, podem ser a causa desse edema tão desconfortável”, declara Dr. Paulo.

Procure um médico que entenda do assunto e que tenha uma equipe multidisciplinar para te ajudar da melhor forma possível.

Outras notícias